quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Um bom livro...

A indicação de livro dessa semana é o Estatuto do Idoso. Conhecer os direitos fundamentais do idoso é uma ferramenta importante e poderosa para fazer valer seus direitos. É interessante que o idoso e seus familiares tenham conhecimento do seu conteúdo. Para isso acesse o seguinte endereço eletrônico: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estatuto_idoso.pdf


Aconteceu...

Entre os dias 19 e 22 de outubro aconteceu o II SEPE - Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão, no campus da UFRN em Caicó. O evento teve como objetivo tornar visivel à sociedade os conhecimentos produzidos na Universidade, cumprindo sua função social. Com a temática Cultura e Contemporaneidade, foi apresentado na programação do evento uma oficina pedagógica intitulada  VELHICE E EDUCAÇÃO: REPENSANDO SABERES  ministrada pela pedagoga Adriana M. Cardoso Pereira com a colaboração da profa. Dra. Tânia Cristina Meira Garcia. A oficina teve como objetivo analisar os conceitos de velhice baseados no senso comum e estabelecer um paralelo entre conceito de velhice fundamentado em conhecimentos gerontológicos, na perspectiva da educação permanente a fim de construir uma visão de velhice pautada na valorização das capacidades subjetivas que o indivíduo formou ao longo da vida.

Projeto educaidoso

Dia o6 de novembro às 16h na Igreja Missão Evangélica, aconteceu uma tarde de talentos, aonde os idosos deram um show, apresentando seus talentos e habiblidades. As apresentações variaram entre receitas de comidas típicas, como fazer rede de pescar, costura, bordado, aula de economia, creps, entre outros. Tivemos ainda um momento de lazer e descontração, aonde eles poderam interagir e se divertir. 

Aprenda a cuidar de sua saúde, procure um médico...

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Gerontologia e Educação

O processo de envelhecimento encontra nos dias atuais a contribuição de várias ciências a fim de prolongar e melhorar a qualidade de vida do individuo, além, é claro da mídia e as tecnologias que nos permitem acesso rápido e fácil a informações. Existe uma ciência nova, com aproximadamente 30 anos, a gerontologia, que tem como objeto de pesquisa o processo de envelhecimento humano, ela se desenvolveu paralelo aos desafios e demandas do envelhecimento da população mundial. As contribuições da gerontologia permitem aos indivíduos viverem melhor o seu processo de envelhecimento, pois se preocupa com a recuperação e preservação da auto estima, autonomia e produtividade da pessoa idosa, oferecendo subsídios favoráveis a manutenção do bem estar.  Com suas contribuições nós podemos ter vários profissionais como: pedagogo, nutricionista, fonoaudiólogo, educador físico, psicólogo, médico, entre outros com um objetivo comum, cada um dentro de sua área, proporcionar um envelhecimento bem sucedido. Temos então uma nova possibilidade de viver o nosso processo de envelhecimento de forma diferente dos nossos antepassados, e o termo que melhor designa esse comportamento é “Terceira Idade”.

Educação para a vida...

Viver mais e melhor tem sido um aprendizado para as pessoas atualmente. Aprender a se alimentar corretamente, a fazer exercícios físicos regularmente, frequentar uma Universidade da Terceira Idade, entre outros apontamentos para uma vida saudável. Mais existem outros valores e comportamentos que podem contribuir, e muito, no processo de envelhecimento bem sucedido: sentir-se útil, ter bom humor, saber perdoar, dormir bem pelo entre 7 a 8 horas seguidas, encarando as perdas e derrotas como parte de um processo necessário para aprender a ser uma pessoa melhor...amar, passear, curtir a família, os amigos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, cozinhar, visitar uma pessoa amiga...são coisas que não precisam de um grande investimento, apenas que você deseje...  

Cuidando de sua memória

Hábitos saudáveis como ler, andar de trás para frente, rodar ao contrário, ver imagens de cabeça para baixo, escrever com a outra mão, passar mentalmente a agenda do dia anterior são ótimos exercícios para que sua memória continue funcionando bem.

Fundamentando nossa concepção...

Se você me perguntar, como penso a educação "ideal" para o idoso, respondo fundamentada na concepção da UNESCO, de educação para a vida toda. O idoso é uma pessoa que acumulou muitas experiências de vida, de sociedade e tem muito a interagir com as gerações mais novas, por isso recorro ainda a Paulo Freire quando disse que: "Educação não muda o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas mudam o mundo "[...] a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda vida, serão de algum modo para cada individuo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente, aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes". (Delors, 2000, p. 89)